Resenha: O Vermelho e o Negro - Stendhal

    O que dizer dessa leitura? Foi no mínimo... curioso acompanhar o desenvolvimento do jovem Sorel. É realmente impressionante como Stendhal conseguiu trazer os aspectos psicológicos do personagem de forma tão bem construída. Minha edição é da Tag - Experiências Literárias, com uma capa impecavelmente bonita.
    Sorel é um jovem vindo de uma família de carpinteiros. Por não ser exatamente robusto e não gostar da profissão, é sempre visto com desprezo por seu pai e irmãos. Com ar superior, crê que o trabalho desempenhado por estes está abaixo dele. Vê sua saída então no clérigo. Destaca-se por ter uma memória impressionante, e rapidamente consegue uma oportunidade como tutor dos filhos dos Sr. e Sra. de Rênal.
    Apesar de ser muito visível desde o começo do livro a ambição de Julien Sorel, é a partir do momento que Julien se muda para a casa dos Rênal que Julien realmente mostra sua personalidade persuasiva. Seu intento, claro, nunca foi permanecer no clérigo, em suas batas negras, nem em vestes vermelhas no exército, como posteriormente teve a oportunidade de participar. Ele toma qualquer oportunidade que lhe é dada, com frieza e calculismo, simplesmente pelo prazer de tê-las.
    E por isso para mim foi tão impressionante a construção desse personagem por Stendhal. Podemos ver claramente a evolução do jovem Sorel. De um jovem ambicioso do interior até se transformar em um homem extremamente manipulador.
    Julien Sorel não quer apenas ascender socialmente e ser incluso dentro da fragmentada sociedade parisiense da época. Ele quer tudo que lhe pareça impossível. Como Napoleão, seu ídolo, seu objetivo é a conquista.

Comentários

Postagens mais visitadas